Substâncias puras e misturas





Substâncias puras e misturas
Cada arranjo formado entre os átomos pode dar origem a uma substância diferente. O número de elementos químicos oficialmente aceito até agora é 109, mas o número de substâncias existentes é muito maior pois resultam de combinações entre os elementos em diferentes proporções. São as substâncias que formam os materiais.

Substâncias
Substância pura ou espécie química: formada por “molécula” com propriedades químicas e físicas iguais, isto é, constituída por apenas um tipo de “moléculas”. Exemplo: água (HO) - Contem moléculas apenas do tipo HO. Como as propriedades físicas e químicas são características de cada substância pura, a água por exemplo, possui as seguintes propriedades:

Composição
11,1% de H
88,9% de O
Propriedades físicas
PF= 0°C (1 atm)
PE= 100° (1 atm)
D= 1g/ml (4°C)


Se uma determinada amostra, supostamente de água, não possuir os valore de suas propriedades iguais os mencionados, podemos dizer que não é água ou que ela não está pura.
As substâncias puras podem ser divididas em simples e compostas:
Substâncias puras simples: são formadas por átomos do mesmo elementos químico. Exemplos: gás hidrogênio (H) e gás oxigênio (O).

Enxofre


Fósforo


Substâncias puras compostas: são formadas por átomos de diferentes elementos. Exemplos: metano (CH), gás cloreto de hidrogênio (HCL), cloreto de sódio (NaCl) etc.


As substâncias compostas podem ser consideradas binárias, ternárias, quartenárias etc. Dependendo da quantidade de elementos que a constitui. 

Exemplos:

Binárias: água (HO), amônia (NH) etc.
Ternárias: ácido sulfúrico (HSO), glicose (CH₁₂O), álcool etílico (CHOH), etc.
Quartenárias: bicarbonato de sódio (NaHCO) etc.

Misturas
É o material constituído por duas ou mais substâncias puras.
Por exemplo: o ar, que é composto por uma mistura de nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, hidrogênio, oxigênio, ozona, gases nobres entre outros.

Outros exemplos de mistura
Ao contrário das substâncias puras, as misturas por terem composição variável possuem propriedades físicas e químicas variáveis.
Para indicarmos as substâncias puras, usamos fórmulas; para elementos químicos, usamos os símbolos; no entanto, para mistura não há representação específica. Comumente, indicam-se apenas seus componentes. Exemplo: mistura de água e açúcar; mistura de nitrogênio e gás carbônico etc.


Mistura
Principais componentes  
Água do mar
Água, cloreto de sódio, outros sais
Vinagre
Água e ácido acético
Álcool hidratado
Etanol e água
Gás de botijão (GLP)
Propano e butano
Pólvora
Salitre, carvão e enxofre
Aço
Ferro e carbono
Latão
Cobre e zinco
Amálgama
Mercúrio e outro metal
Madeira
Celulose e muitos outros compostos orgânicos
Leite
Água, gorduras, proteínas e açucares
Ouro 18 quilates
Ouro (75%), cobre (25%)

Componente é cada substância pura que constitui a mistura ou o sistema.
As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas.

Misturas homogêneas (ou soluções): apresentam as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão; não há superfície de separação.
Exemplo: gasolina + álcool; água + açúcar etc.

Misturas heterogêneas: Não apresentam as mesmas propriedades em todas as partes de sua extensão; é possível detectar-se pelo menos uma superfície de separação entre os componentes.
Exemplo: álcool + areia; azeite + água etc.











Comentários