Câncer de pulmão: Prevenção, rastreamento e detecção




Epidemiologia
Cerca de 170.000 novos casos de câncer de pulmão acontecem por ano nos EUA, com 153.000 óbitos. Mais homens do que mulheres desenvolvem o câncer de pulmão, porém essa lacuna vem se estreitando, a modalidade por câncer pulmonar entre as mulheres teve um aumento avassalador, de mais de 400%, nos últimos 30 anos. Embora ainda não seja o câncer mais comum em nenhum dos sexos, o câncer de pulmão é o principal causa de óbito, tanto em homens (33%) quanto em mulheres (23%).

Etiologia e fatores de risco


Tabagismo
Os pesquisadores observam que taxas de mortalidade por câncer pulmonar em pessoas que fumam dois machos ao dia durante 10 anos são de 15 a 25 vezes maiores do que os não fumantes. Estima-se que 85% dos óbitos por câncer de pulmão tem relação com o tabagismo com o período de latência entre o início do tabagismo e o surgimento do Câncer pulmonar é de cerca de 15 a 20 anos.

Geografia
Uma aglomeração geográfica de incidência de câncer pulmonar em homens foi observado ao longo do Golfo do México, na costa Sudeste Atlântica dos Estados Unidos da América as taxas de mortalidade são menores em regiões de fazendas e mais baixas em áreas rurais do que nas urbanas.

Indústria
A exploração Industrial aos seguintes agentes é tida como fator de risco para o desenvolvimento de câncer pulmonar: gás mostarda, radônio, asbestos, radioisótopos, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (presentes em petróleo bruto, alcatrão, produtos de combustão da maioria dos materiais orgânicos), níquel, cromo, haloéteres, minérios de ferro, arsênico inorgânico, poeira de madeira e óleo isopropílico.

Família história de saúde
O risco de câncer de pulmão aumenta em pessoas com história prévia de doença pulmonar ao câncer de pulmão. Um gene específico que predispõem ao surgimento de câncer de pulmão em idade jovem pode ser o responsável por até 47% dos casos até os 60 anos.

Prevenção, rastreamento e detecção
A prevenção primária do Câncer pulmonar tem como foco a redução da quantidade de novos tabagistas e Apoio aos atuais tabagistas para deixarem de fumar pode também desenvolver a redução dos riscos do fumo pelo uso de cigarros com filtro e baixo teor de alcatrão para aqueles que continuarem a fumar. A prevenção secundária é direcionada para o diagnóstico precoce do câncer de pulmão em populações de alto risco As populações consideradas de alto risco costumam incluir as pessoas de mais de 45 anos de idade que fumam intensivamente, ou seja, um ou mais maços por dia.

Orientar essas pessoas a:
- Evitar o uso de tabaco;
- Conhecer os carcinógenos ambientais que aumentam o risco;
- Pesquisar fatores de risco pessoais e da história familiar.

Classificação
O carcinoma de células escamosas é o tipo mais comum (30% a 64%) de todos os cânceres de pulmão. O carcinoma anaplásico de pequenas células (19% a 25%), o carcinoma de grandes células (9% a 20%) e todos os outros tipos de (1% a 3%) ocorrem com menos frequência. Cerca de (2% a 4%) podem corresponder a um híbrido adenoescamoso.

Fonte: Oncologia 

Comentários