Desenvolvimento infantil de zero aos dois anos




O desenvolvimento diz respeito à aquisição de novas habilidades pela criança. Esta aquisição pode ser notada desde as primeiras semanas de vida e pode ser dividida em desenvolvimento motor, adaptativo, social e de linguagem. Embora do desenvolvimento apresentado pela criança seja observado de forma conjunta, esta classificação dos tipos de desenvolvimento se dá apenas com finalidade didática.
O desenvolvimento pode ser observado de acordo com a idade da criança.

De zero a 28 dias de vida (recém-nascido) a criança apresenta os reflexos de Moro, da marcha, do apoio plantar, e de preensão, apresenta o sinal de Babinski e os membros em flexão, não sustenta a cabeça.

Com quatro semanas já apresenta oscilação da cabeça na tentativa de sustenta-la, apresenta as mãos fechadas em alguns momentos, olha ao seu redor e as pessoas que o observam, porém, ainda tem persecução ocular incompleta, ou seja, não enxerga bem. Já emite pequenos ruídos guturais, e esboça sorriso, principalmente para vozes conhecidas, também dá mostras de desconforto.

Com doze semanas é capaz de levantar a cabeça e o tórax quando em posição ventral, quando puxada para posição sentada a cabeça acompanha. As mãos permanecem juntas na linha média. O reflexo de Moro deixa de ocorrer bem como o reflexo de preensão palmar.

Com dezesseis semanas já apresenta sustentação da cabeça e simetria de postura, as mãos já se encontram abertas. Nesta idade a criança já apresenta persecução ocular e é capaz de olhar um objeto em sua mão. É capaz de pequenos murmúrios e sorri ao contato visual. O reflexo de Moro deve estar ausente com esta idade; apanha os objetos e os coloca na boca.

Com vinte e oito semanas consegue se manter sentada com apoio e tem facilidade de segurar objetos, sendo capaz de passa-los de uma mão á outra. Inicia o que se chama lalação e já é capaz de ouvir os próprios sons emitidos, bem como de ficar sentada sem apoio por pouco tempo.

Com quarenta semanas é capaz de permanecer sentada sem apoio e engatinhar (embora nem todas as crianças o façam) e inicia a busca pela posição ereta com apoio. Apresenta pinça manual, tem condições de pronunciar uma palavra e atende ao chamado de seu nome. Nesta idade também já diferencia as pessoas familiares das estranhas, por isso, realizar o exame físico desta faixa etária, torna se um verdadeiro desfio para internos, residentes e até para pediatras experientes.

Com 1 ano de vida já caminha com ajuda e é capaz de escolher entre vários objetos aquele que deseja pegar sendo capaz de muda-lo de lugar com objetividade. Pronuncia duas ou mais palavras.

Com um ano e meio Caminha sem cair e sem apoio, senta-se sozinha e é capaz de construir uma torre com 4 cubos. Fala um número maior de palavras e já tem algum entendimento do que fala. O sinal de Babinski bilateral deve estar ausente nesta idade. Reconhece familiares e os diferencia de estranhos. É capaz de comer sozinha.

Com dois anos corre com precisão, constrói uma torre com seis cubos, constrói frases simples e compreende ordens simples.


Obviamente o desenvolvimento apresentado por uma criança depende do estimulo que ela recebe, é o meio ambiente influenciado no desenvolvimento das potencialidades. Os detalhes observados em cada período não são regras rígidas, apenas parâmetros. Variações sutis podem ser observadas, porém quando se tornam mais grosseiras é importante encaminhar a criança ao pediatra para acompanhamento.


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