O desenvolvimento diz
respeito à aquisição de novas habilidades pela criança. Esta aquisição pode ser
notada desde as primeiras semanas de vida e pode ser dividida em
desenvolvimento motor, adaptativo, social e de linguagem. Embora do
desenvolvimento apresentado pela criança seja observado de forma conjunta, esta
classificação dos tipos de desenvolvimento se dá apenas com finalidade didática.
O desenvolvimento pode
ser observado de acordo com a idade da criança.
De
zero a 28 dias de vida (recém-nascido) a criança apresenta
os reflexos de Moro, da marcha, do apoio plantar, e de preensão, apresenta o
sinal de Babinski e os membros em flexão, não sustenta a cabeça.
Com
quatro semanas já apresenta oscilação da cabeça na tentativa
de sustenta-la, apresenta as mãos fechadas em alguns momentos, olha ao seu
redor e as pessoas que o observam, porém, ainda tem persecução ocular incompleta,
ou seja, não enxerga bem. Já emite pequenos ruídos guturais, e esboça sorriso,
principalmente para vozes conhecidas, também dá mostras de desconforto.
Com
doze semanas é capaz de levantar a cabeça e o tórax quando
em posição ventral, quando puxada para posição sentada a cabeça acompanha. As
mãos permanecem juntas na linha média. O reflexo de Moro deixa de ocorrer bem
como o reflexo de preensão palmar.
Com
dezesseis semanas já apresenta sustentação da cabeça e
simetria de postura, as mãos já se encontram abertas. Nesta idade a criança já apresenta
persecução ocular e é capaz de olhar um objeto em sua mão. É capaz de pequenos murmúrios
e sorri ao contato visual. O reflexo de Moro deve estar ausente com esta idade;
apanha os objetos e os coloca na boca.
Com
vinte e oito semanas consegue se manter sentada com apoio e
tem facilidade de segurar objetos, sendo capaz de passa-los de uma mão á outra.
Inicia o que se chama lalação e já é capaz de ouvir os próprios sons emitidos,
bem como de ficar sentada sem apoio por pouco tempo.
Com
quarenta semanas é capaz de permanecer sentada sem apoio e
engatinhar (embora nem todas as crianças o façam) e inicia a busca pela posição
ereta com apoio. Apresenta pinça manual, tem condições de pronunciar uma
palavra e atende ao chamado de seu nome. Nesta idade também já diferencia as
pessoas familiares das estranhas, por isso, realizar o exame físico desta faixa
etária, torna se um verdadeiro desfio para internos, residentes e até para
pediatras experientes.
Com
1 ano de vida já caminha com ajuda e é capaz de escolher
entre vários objetos aquele que deseja pegar sendo capaz de muda-lo de lugar
com objetividade. Pronuncia duas ou mais palavras.
Com
um ano e meio Caminha sem cair e sem apoio, senta-se
sozinha e é capaz de construir uma torre com 4 cubos. Fala um número maior de
palavras e já tem algum entendimento do que fala. O sinal de Babinski bilateral
deve estar ausente nesta idade. Reconhece familiares e os diferencia de
estranhos. É capaz de comer sozinha.
Com
dois anos corre com precisão, constrói uma torre com seis
cubos, constrói frases simples e compreende ordens simples.
Obviamente o
desenvolvimento apresentado por uma criança depende do estimulo que ela recebe,
é o meio ambiente influenciado no desenvolvimento das potencialidades. Os
detalhes observados em cada período não são regras rígidas, apenas parâmetros.
Variações sutis podem ser observadas, porém quando se tornam mais grosseiras é
importante encaminhar a criança ao pediatra para acompanhamento.
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