Porque os médicos utilizam a radiação no combate à de casos evoluídos de câncer?




A incidência de radiação sobre um tecido humano pode induzir o aparecimento de câncer. Então surge a dúvida, porque os médicos utilizam a radiação no combate à de casos evoluídos de câncer?
Apesar de parecer uma incoerência, não é. As células cancerosas são mais fracas que as normais e, por esse motivo, uma dose controlada de radiação incidindo apenas sobre o local do tumor pode matar preferencialmente as células cancerosas. Esse é o princípio da chamada radioterapia do Câncer, uma das muitas aplicações pacíficas da radioatividade. Nela são usados os raios gama proveniente da desintegração de cobalto-60 artificialmente produzido ou Césio 137 isolado do lixo nuclear de reatores.


Ainda na área da Medicina, muitos outros radioisótopos possuem importantes aplicações nos diagnósticos de doenças. Uma vez introduzidos no organismo, as emissões desse radionuclídeo podem ser detectados por sensores apropriados, fornecendo valiosas informações sobre o funcionamento dos órgãos.


Não é apenas na medicina que a radioatividade encontra aplicações práticas. Ela pode ser utilizada também para esterilizar alimentos em geral, detectar vazamentos de tubulações, analisar a espessura de chapas e estudar o mecanismo de reações químicas e bioquímicas.

Comentários