O chocolate pode causar dependência exatamente como o álcool, o fumo e as drogas



Existe dependência química para chocolate?


Todas as considerações aqui feitas referem-se ao consumo moderado do chocolate. Já foi comprovado que este alimento pode causar dependência exatamente como o álcool, o fumo e as drogas. O comportamento compulsivo pode ser manifestar com diferentes objetos de fazer, desde os mencionados até comportamentos como jogo, sexo ou até mesmo trabalho.


Antigamente, a dependência era chamada de vício. Hoje em dia utilizamos esse termo, porque vem carregado de preconceitos e desqualifica o doente. Toda pessoa que tem uma dependência, seja ela química ou comportamental, é considerada doente e preciso de tratamento médico e psicológico.
Alguns autores denominam os dependentes de chocolate de chocolate. Teriam um perfil semelhante, sofrendo de ansiedade, culpa a, frustração e depressão. Quando vem em seu objeto de desejo, o chocolate, a sensação de prazer compensa o sofrimento e os dependentes sentem-se como se o tempo tivesse parado. Autores finlandeses consideram que essas pessoas têm tendência a bulimia, cidade que leva o indivíduo a comer sem parar.




Informações nutricionais


O dependente é um "sem-vergonha"?


De modo algum. dependente, ainda mais os chocólatras, apresentam dificuldades sérias e importantes para manter a sua dependência. Em alguns casos, problemas de saúde como obesidade, bulimia, prejuízos sociais diversos. 

A contribuição dos familiares e amigos está em não culpar o doente pela situação. Alguém com Diana moralmente um diabético por não produzir insulina não. Portanto, o dependente precisa ser visto como alguém doente - Não por isso ficar com indulgência eterna - e que precisa de orientação, apoio, carinho e firmeza. Lembrando que a sua dificuldade em lidar com o limite é grande, ou dependente de modo geral manipular situações, tem uma conduta diferente da habitual e muitas vezes desejável. Mas você deve agir com ele como se fosse com outras pessoas vendo os limites e as possibilidades.