Quais são os cuidados ao administrar medicamentos para crianças



Como uma criança responde aos fármacos mais rápida e imprevisivelmente que um adulto, administração pediátrica de fármacos requer cuidados especiais. Fatores como a idade, o peso, área de superfície corporal e a forma e a via de administração do fármaco podem afetar intensamente a resposta de uma criança ao farmáco. Por exemplo, por causa de seu no epitélio um Neonato ou lactente absorve medicações tópicas muito mais rapidamente que uma criança maior.


Certos distúrbios também afetam a resposta de uma criança a uma medicação. Por exemplo, a gastroenterite aumenta a motilidade gástrica, o que por sua vez prejudica a absorção de certas medicações orais. Distúrbios hepáticos e renais podem alterar o metabolismo de algumas medicações.

pode ser preciso adaptar as técnicas habituais de administração de fármacos de acordo com a idade, o tamanho e o nível de desenvolvimento da criança conto um comprimido para uma criança pequena, por exemplo, pode ser triturado e misturado com um líquido para administração oral. Além disso, o local da injeção e o tamanho da agulha vão variar, dependendo da idade da criança e de seu desenvolvimento físico.

Sempre antes de utilizar qualquer medicamento consulte seu médico ou farmacêutico.


Fonte: Procedimentos de enfermagem