Se na idade escolar a criança ficar desnutrida ou já trouxer sequelas provenientes da alimentação anterior, sua capacidade de aprendizagem será reduzida. Dados mostraram que no Brasil a porcentagem de crianças que vão à escola sem ter feito um bom café da manhã chega a 40%. Isso não ocorre somente nas classes menos favorecidas. O mau hábito alimentar por questões culturais ou falta de informações é muito comum pontos muitas vezes uma família tem condições de oferecer uma alimentação mais equilibrada mas, em lugar disso, da criança usual café com leite que por que significa em termos de nutrição. Outras, nem isso.
Alimentação deficiente reduz a glicose do sangue provocando debilidade orgânica e irritabilidade durante as aulas. Isso faz com que o aluno se torne apático, ora irrequieto, ou ainda completamente desatento, principalmente nas últimas horas da manhã, antes da próxima refeição. Essa situação reduz drasticamente seu aproveitamento na escola e confunde os educadores pontos não saberem se o caso é de indisciplina ou fome.
Se for proporcionada esse aluno é uma alimentação rica em concentrado em vitaminas e minerais, frutas, verduras e hortaliças, seu aproveitamento será total para um período de 8 a 12 horas.
Algumas crianças estudam logo cedo, com as primeiras aulas ainda às 7:00 da manhã. Sem Alimentação adequada, ficou ainda mais sonolentos, com dificuldades de atenção e concentração. Isso também é muito comum em colégios de classe média.
Outras crianças, que estudam no período da tarde, também correndo risco de uma perda pedagógica significativa por falta de nutrientes adequados. Se houver alguma alimentação em casa, inadequada, irritação tende a aumentar com o transcorrer do dia, no qual as energias já foram utilizados para outras atividades.
Fonte: Pharmacia de alimentos Dra Jocelem Mastrodi
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