Processos de conservação de alimentos



O desenvolvimento do processo de conservação de alimentos esteve por muito tempo associado atividades militares, viagens marítimas, expedições de exploração e com o processo de urbanização, onde surgiu a necessidade de se produzir estocar grande quantidade de alimentos. Na indústria de alimentos que teve seu início com o aperfeiçoamento de técnicas caseiras que já utilizavam conservante para retardar a decomposição de alimentos prontos a maioria das reações que provocavam deterioração nos alimentos é resultado da ação de microrganismos ou de substâncias existentes no ambiente, como, por exemplo, oxigênio. Daí a necessidade de se conhecerem os processos para propor formas de evitar essa deterioração. Conhecidos os mecanismos de deterioração, a indústria alimentícia buscou um processo de funcionamento para minimizar a degeneração dos alimentos aumentando sua vida.


Impedir o contato com ar

O oxigênio é essencial para o metabolismo da maioria dos micro-organismos e participa de diversas reações de decomposição de alimentos. Uma forma de aumentar a vida útil de diversos alimentos evitar o seu contato com oxigênio. Isso pode ser feito por imersão em óleos e gorduras método antigo de conservação de Carnes ou por meio de embalagens.



Refrigeração e congelamento

Como acontece normalmente com as reações químicas, a diminuição da temperatura diminui também a rapidez na qual ocorrem. Isso se aplica aos micro-organismos, que tem o seu metabolismo reduzido e sua reprodução inibida quando submetido a baixas temperaturas. Por isso, diversos alimentos são conservados em Recife em refrigeradores.



Defumação

A fumaça proveniente da queima da Madeira é constituída de uma infinidade de substâncias, e muitas delas têm efeito antimicrobiano. O processo de defumação é, portanto, a exposição de determinados alimentos a fumaça. A de Formação propicia, além do efeito antimicrobiano, o conservante, que se dá pela ação do calor e da desidratação, e é o flavorizante. São conservados por esse método linguiça, toucinho, presunto, etc.



Salga

Dos processos de conservação de alimentos, a salga está entre os mais antigos e populares. Adição de sal ajuda na conservação dos alimentos por que desidrata evita o desenvolvimento de microrganismos. As algas desidratar alimentos pelo processo de osmose, procedimento físico ou químico que consiste na passagem de um solvente por uma membrana permeável que se separa dois meios com diferentes concentrações de soluto. Na osmose, o solvente miga da solução mais diluída para a mais concentrada. Popularmente, esse processo é feito Com Adição de sal ou açúcar. Essas ações fazem com que a água, contida nas células de tecidos animais ou vegetais, saia das células por osmose e paz para a superfície do alimento, em seguida evapora se.




Retirada de água dos alimentos

A secagem é um dos métodos mais antigos de conservação de alimentos, sendo muito aplicada seriais, frutas, carnes e peixes. Com muitas reações químicas ocorrem em meio aquoso, que é favorável ao desenvolvimento microbiano, desidratar os alimentos evita que eles estraguem, pois interrompe a proliferação de micro-organismos.




Pasteurização

a pasteurização vírgula desenvolvida pelo médico Francesco Luiz Pasteur (1822 a 1895), é um método em que o alimento é aquecido e mantido a uma certa temperatura durante um certo tempo e, seguir, resfriado rapidamente pontos nessas condições, diversos microrganismos não resistem e são eliminados.




Outros métodos

Outros métodos utilizados na esterilização Industrial as altas temperaturas e à esterilização pela irradiação com materiais radioativos pontos Tudo indica que esta técnica será muito usado no futuro. Uma outra forma, hoje amplamente utilizada a, é incorporação de substâncias, de origem natural ou artificial, denominadas conservantes.



Fonte: Química&sociedade