Noções de hidroterapia: Compressa com água quente ou fria? descubra as diferenças


Por hidroterapia entende-se o tratamento pela água e suas diversas formas e temperaturas variáveis.
A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo.
Aplicada ao corpo opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar o sistema nervoso, o qual por sua vez, age age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre a regularização do calor animal. As reações da aplicação da água são três:

  1. Nervosa
  2. Circulatória
  3. Térmica


Aguá fria

A água fria exita fortemente a sensibilidade periférica, e a excitação experimentada é levada, por via centripeda, até os centros corticais, produzindo diversos reflexos, dos quais para nós os mais interessantes ocorrem na periferia, nos vasos superficiais e nos orgãos subjacentes, na pele.

O sistema nervoso sensitivo, excitado na sua totalidade das suas ramificações periféricas, é estimulado e melhorado na suas funções produzindo, no individuo, uma sensação de bem estar, e a pessoa se sente reanimada, alegre e disposta para o trabalho. O sistema nervoso recobra seu tom. Por isso se pode dizer que a água fria é um tônico para o sistema nervoso. A aplicação de água fria ao corpo ao mesmo tempo tônica e sedativa, regulariza as funções nervosas e é indicada na luxação.

Água Quente

Ação analgésico (alivia a dor). É usado em casos de artrite, artrose, espasmos musculares, neuralgia e neurite.
anti-inflamatório e anti-bacterianos. Aumenta os mecanismos de defesa do sangue.
Ação antiespasmódica. Elimina espasmo. Indicado em bronquite asmática, torcicolo, dores nas costas, a poliomielite, dores musculares, gastralgias vesicular, e grampos de todos os tipos,
acúmulo de sangue na superfície da pele ou mucosas. Descongestionar os órgãos internos.




Comentários