Acne: medicamentos que ajudam a prevenir e tratar



Terapêutica medicamentosa

Os medicamentos são selecionados, visando-se a redução e prevenção: da secreção sebácea e dos comedões; da flora bacteriana alterada; da reação inflamatória local; das cicatrizes.


Tratamento tópico



 


- Sabonetes: sulfurosos (antisseborréico), com ácido salicílico (queratolítico suave),com peróxido de benzoíla (antisséptico e queratolítico) ou com irgasan(antisséptico).Lavar duas a três vezes ao dia.









- Peróxido de benzoíla: sob a forma de gel, loções ou cremes em concentrações variáveis de 5% a 10% conforme a intensidade da acne e o tipo da pele. Iniciamos com concentração menores, aumentando-se de acordo com a tolerância do paciente e a evolução do tratamento. A atuação do peróxido de benzoíla na acne se deve á sua atividade comedolítica e sebostática que, levando a um ressecamento da pele, gera uma esfoliação leve a continua. Atua também como anti-inflamatório tópico, por ser um agente oxidante antibacteriano,o que permite reduzir o P. acne e a liberação de ácidos graxos livres na superfície cutânea.
Aplicação: uma vez ao dia, após lavar a região afetada. Observar a tolerância principalmente nas primeiras semanas de aplicação.




- Ácido retinóico (tretinoína) tópico: sob a forma de solução com 0,01% a 0,05%,creme com 0,05% a 0,1% tem uma atuação baseada em sua propriedades de reduzir o número de comedões já formados e inibir novas formações,por uma ação direta nos ceratinócitos da porção infra-infundibular dos folículos pilossebáceos .
Aplicação: uma vez ao dia. Observa-se eritema local já nos primeiros dias de tratamento e descamação nas primeiras semanas. (Estas reações podem ser potencializadas pela umidade atmosférica);hidratação precária da pele; tez clara;uso excessivo do produto ou associação com outros esfoliantes.Em negros ou mulatos pode ocorrer uma alteração pigmentar (a tretinoína interfere na passagem dos pigmentos para os ceratinócitos)





- Ácido salicílico: sob a forma de loções ou cremes em concentrações variáveis. Assim, de 0,5% a 3% produz descamação, por hidrolisar as substancias intercelulares das camadas superficiais da pele. Uma atividade comedolítica se consegue mediante concentrações de 3 a 5%.É uma das substancias mais utilizadas nas formulações para a acne predominantemente comedoniana.
Aplicação: uma a duas vezes ao dia. (Formulas 4 e 5)efeitos colaterais como ardência e irritações leves em uma a duas semanas de tratamento.








- Outros queratolíticos: Outra substancia têm sido largamente utilizadas pela sua ação esfoliante, como enxofre precipitado e lavado, 3 a 8% e a  ,2 a 5%.(formula 6)







- Antibióticos tópicos: recentemente tem-se difundindo esta utilização, cuja eficácia nas formas inflamatórias da acne substitui administração sistêmica.
Além da consagrada neomicina a 0,5%,a preferência maior está atualmente na Eritromicina base,2ª 4%, e no fosfato de clindamicina,1 a 2%,(formula 8)
O mecanismo de ação parece estar na redução dos níveis de ácidos graxos livres irritantes, aliada a uma possível propriedade anti-inflamatória. Por esta razão, damos preferência a estes preparadas tópicos na acne grau II, isolados ou associados aos outros produtos antes referidos, também pela boa tolerância cutânea observada.





- Ácido azelaico: de introdução recente no arsenal terapêutico dermatológico, tem-se revelado eficaz o tratamento da acne. Apresenta uma atuação bacteriostática sobre o P. acnes e possível inibição da conversão da testosterona em 5alfa-de-hidrostestosterona pela 5alfa-redutase, quando se usa um creme em concentração de 15 a 20%.(formula 9).É um ácido graxo dicarboxílico saturado,que tem sido empregado também no tratamento da melasma,dada sua ação inibitória da tirosinase.


Concluindo, estes produtos para o tratamento tópico da acne podem ser utilizados isolados ou associados entre si, de acordo com a predominância das lesões cutâneas. Os veículos utilizados nas formulações de loções são o propilenoglicol e/ou álcool a 70%,loção hidroalcoólica,loção lanette.Quando formulamos cremes,podemos utilizar veículos tipo creme lanette e,ao formularmos gel utilizamos o carboximetil celulose a 1% (CMC).

Fonte : Manual de dermatologia; autor: Luiz Carlos

Comentários