Sistema Tegumentar : Pele, pelos e unhas





A pele cobre e protege o corpo e juntamente com os pelos e unhas, forma o sistema tegumentar. Como barreira física, ela impede tanto a perda como a entrada de água no corpo, ajudando a manter a estabilidade interna do organismo (homeóstase). Também evita a entrada de microrganismos causadores de enfermidades; é capaz de se reconstruir caso seja danificada ou cortada; filtra os nocivos raios solares ultra violetas (UV); atua como uma importante estrutura sensorial na percepção do toque, da pressão, da dor, do calor e do frio; desempenha papel fundamental no controle da temperatura corporal em cerca de 37° C, independentemente da temperatura ambiente.


Estrutura da pele
A pele é composta de duas camadas, a epiderme e a derme. A epiderme superficial tem função protetora e constitui-se de uma série de camadas, também denominadas extratos. A camada mais externa, ou extrato córneo, é formada por células mortas, planas, envoltas em queratina, uma proteína resistente e á prova d’água que também é encontrada no cabelo e nas unhas. Como essa camada protetora se desgasta e é eliminada constantemente a medida que a pele se descama, as células vivas que se encontram na camada mais profunda da epiderme, o extrato basal, dividem-se para substituir essas células. Á medida que são empurradas para superfície através de outros extratos, vão são aplanado enche-se de queratina e morrem outras células na epiderme profunda produzem grânulos de uma pigmentação escura chamada melanina, que protege contar os efeitos nocivos dos raios UV. A derme mais espessa é uma camada flexível e resistente encrustada de fibras de colágeno e elastina, que lê dão elasticidade e flexibilidade. Também contém terminais e receptores nervosos sensoriais; vasos sanguíneos; glândulas sudoríparas, que produzem a transpiração e a eliminam através de condutos na superfície da pele; folículos pilosos, cavidades profundas onde crescem os pelos, e as glândulas sebáceas que segregam um liquido oleoso chamado sebo, que ajudam a manter a pele e os pelos, flexíveis e a prova d´água.


Existem dois tipos de pele no corpo humano.
A pele grossa, de até quatro mm de largura, não tem pelos e nela á epiderme mais espessa, oferecendo maior proteção. Encontra-se nas palmas das mão, nas plantas dos pés e nas pontas dos dedos, áreas relacionadas com o movimento e a manipulação e que, portanto tem mais necessidade abrasão. A pele com pelos que cobre o resto do corpo tem uma epiderme muito mais fina e não possui uma das cinco camadas o estrato lúcido que se encontra na pele grossa.


Pelos e unhas
Exceto os lábios, parte dos genitais e área interna das mãos e dos pés, o resto do corpo está coberto por milhões de pelos. As células no bulbo ou base, dos folículos pilosos se dividem para produzir células que se movem em direção ao fólico para formar a haste do pelo. Os grossos terminais dos cabelos são protetores, enquanto mais finos do resto do corpo colaboram para a captação de sensações. As unha são ramificações da epiderme que servem para proteger as extremidades dos dedos dos pés e das mão e auxiliam os dedos a pegara os objetos.

Fonte: Novo Atlas

Comentários