Medicamentos para emagrecimento: Sibutramina



A sibutramina inibe a captura de 5- HT e de norepinefrina nos sítios hipotalâmicos que regulam a ingestão alimentar. Seus principais efeitos é causar perda de peso dose-dependente, sendo a perda de peso associada a diminuição dos fatores de risco relacionados à obesidade. A sibutramina aumenta a saciedade, e relata-se que produz redução da medida da cintura a redução da gordura visceral, diminuição dos triglicerídeos plasmáticos e das lipoproteínas com densidade muito baixa. Ademais, disse que ocorrem efeitos benéficos sobre a hiperinsulinemia e a taxa de metabolismo da glicose. Algumas evidências de que a perda de peso se associa a gastos mais elevados de energia, possivelmente através do aumento da termogênese mediada pela porção simpática do sistema nervoso.


É metanálise de três estudos de tratamento por longo prazo, comparando a sibutramina com o placebo, concluiu-se que houve uma perda de peso de 4, 6% depois de tratamento por um ano com o fármaco, e aumento de 15% no número de pacientes que perderam mais de 10% do seu peso corporal. A sibutramina foi muito mais eficaz quando combinada com a modificação no estilo de vida e geralmente só é recomendada em conjunto com tais medidas. A autorização para comercialização da sibutramina foi recentemente suspensa pela European medicines agency em razão de preocupações de que seu risco cardiovascular supere seus benefícios.  
Atualmente seu uso é controlado, sendo vendida somente com receituário especifico.


Aspectos farmacocinéticos 
A sibutramina é administrada por via oral e é bem absorvida, sofre extenso metabolismo de primeira passagem. Os metabólitos são responsáveis pelas ações farmacológicas. Os níveis sanguíneos de equilíbrio dos metabólitos ocorrem em 4 dias. Os metabólitos ativos são inativados no fígado, e 85% dos resíduos e inativos são eliminados na urina e nas fezes.

Efeitos colaterais


A sibutramina aumenta a frequência cardíaca e a pressão arterial e é contraindicado em casos de hipertensão, que geralmente coexiste com a obesidade. Outros efeitos adversos como boca seca, constipação, insônia e interação com fármacos como por exemplo:  antidepressivos.


Esse medicamento só pode ser utilizado com prescrição médica, essa postagem é apenas para informação

Fonte: Rang & Dale; Farmacologia; 7º Edição.

Comentários