As meias elásticas ajudam a prevenir a ocorrência de trombose venosa profunda (PVC) embolia pulmonar ao comprimir as veias superficiais da perna, compressão que aumenta o retorno venoso ao forçar o sangue no sistema venoso profundo, em vez de deixar que ele se acumule nas pernas e forme coágulos.
As meias elásticas podem proporcionar pressão uniforme sobre toda a perna ou uma pressão graduada, maior nos tornozelos e menor no restante da perna. Em geral indicados para pacientes no período pós-operatório, acamado, idosos ou outros sob risco de desenvolver trombose venosa profunda, não devem ser usadas por pacientes com dermatoses ou feridas cutâneas abertas, gangrena, arteriosclerose grave ou outras doenças vasculares sistêmica, ou qualquer outro edema maciço, ligadura recente de veias com enxertos vasculares ou cutâneos. No caso de pacientes com problemas venosos crônicos, podem ser prescritas meias pneumáticas de compressão intermitente durante e após as cirurgias.
Medição para meias elásticas
Para escolher uma meia do tamanho correto, meça a circunferência da panturrilha no seu ponto mais largo e o comprimento da perna desde a base do calcanhar até atrás do joelho.
Para escolher uma meia até a coxa, meça panturrilha do paciente com para uma meia até o joelho e também a coxa no seu ponto mais largo. Em seguida, meça o comprimento da perna desde a base do calcanhar a prega glútea.
Colocação de mesa elástica em três etapas:
1. Encaixe a parte da meia correspondente aos artelhos e puxe-a na direção do calcanhar .
2. Em seguida dobre a parte solta dá meia e traga sobre o calcanhar com puxões curtos, alternados, na frente e atrás.
3. introduza os dedos indicador e médio na parte dobrada da meia no tornozelo e puxa-a para cima, oscilando a levemente para cima e para baixo.
Complicações
A obstrução do fluxo arterial - que se caracteriza por artelhos frios e cianóticos, leitos ungueais foscos, pulsos podálicos diminuídos ou ausentes e dor ou cãibras nas pernas - pode resultar da da colocação de meias elásticas. Complicações menos sérias, como reação alérgica e irritação cutânea, também podem acontecer.
Fonte: Procedimentos em enfermagem vol. :2
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por visitar help farmácia, por favor deixe seu comentário.