O que é Lavagem Gástrica?


Após a intoxicação ou dose excessiva de medicamentos, especialmente no caso de pacientes com depressão do sistema nervoso central o reflexo do engasgo diminuído, a lavagem gástrica irriga o estômago e retira as substâncias ingeridas através de uma sonda gástrica. O procedimento também é empregado para esvaziar o estômago como preparação para exame endoscópico. No caso de paciente com sangramento gástrico esofágico, pode se fazer a lavagem com água tépida ou gelada ou solução fisiológica a 0, 9% para cessar o sangramento. Contudo, a algumas controvérsias sobre a efetividade da Lavagem com água gelada com tal finalidade. 
A lavagem gástrica pode ser continua ou intermitente. O procedimento deve ser realizado por um médico, gastrenterologista ou uma enfermeira, na maioria dos casos, um gastroenterologista introduz uma sonda gástrica calibrosa. 
A lavagem gástrica está contra indicada após a ingestão de substâncias corrosivas (Como cal, destilados de petróleo, amônia, álcalis ou ácidos minerais) porque a sonda para lavagem pode perfurar o esôfago já comprometido. 
A colocação correta da sonda para lavagem é indispensável para a segurança do paciente, porque a má colocação acidental nos pulmões por exemplo, seguida pela lavagem, pode ser fatal. Outras complicações da lavagem gástrica incluem bradiarritmias e aspiração de líquidos gástricos.

Comentários