Excreção do medicamento pelo corpo



Na fase de excreção, uma grande parcela dos medicamentos administrados é degradada no organismo, sendo o figado o principal responsável por esse fenômeno. Essa biotransformação hepática pode ser estimulada ou inibida por diferentes substâncias químicas ou medicamentos, como o fenobarbital, anticoncepcionais orais e à rifampicina. A insuficiência hepática, por exemplo, só é capaz de reduzir consideravelmente o metabolismo de medicamentos quando ele ocorre em um grau bastante elevado. 
A biotransformação hepática muda completamente a estrutura química das diferentes substâncias, facilitando sobremaneira sua excreção do organismo. Os rins são os principais responsáveis por essa excreção, tanto de metabólitos como de medicamentos ativos. Níveis consideráveis dessas substâncias poderiam ser encontradas na saliva,suor, fezes e leite materno. Esse conhecimento é de grande importância, pois, se, por exemplo, uma mulher estiver amamentando, esta deverá ser interrompida, caso ela tenha necessidade de utilizar o medicamento que é encontrado em grande quantidade no leite materno, o que pode proporcionar efeitos indesejáveis para o organismo de um RN. 
O clearance renal de uma determinada droga ou medicamento, é um exame que determina a capacidade do sistema renal para eliminar um ou outro em um instante de tempo. Este exame é frequentemente utilizado para determinar a capacidade da função renal indivíduos para excreção de medicamentos de baixo índice terapêutico, tais como os digitálicos, os hipoglicemiantes orais, aminoglicosídeos e sais de lítio.




Fonte:Administração de medicamento, Nébia Maria

Comentários