PH urinário





O PH da urina sua alcalinidade ou acidez reflete a capacidade renal de manter uma concentração adequada de íons de hidrogênio no plasma e nos líquidos extracelulares. a concentração normal de íons de hidrogênio na urina varia, com o PH indo de 4,6 a 8,0 , mas em geral o PH médio fica em torno de 6,0. O procedimento mais simples para testar o PH da urina consiste em mergulhar uma tira reagente em uma amostra recente da urina do paciente e comparar a cor resultante com as de uma cartela padronizada. 

PH alcalino acima de 7,0: resultante de uma dieta pobre em carne mais rica em vegetais, Laticínios e frutas cítricas, causa turbidez e formação de cristais de fosfato, carbonato e amorfos. A urina alcalina também pode resultar de infecção do trato urinário e de alcalose metabólica ou respiratória. 

PH ácido abaixo de 7,0: resultante de uma dieta rica em proteínas, também causa turbidez é a formação de cristais de Oxalato, cistina, urato amorfo e ácido úrico. A urina ácida também pode resultar de tuberculose renal, fenilcetonúria, pirexia, diarreia, inanição e todas as formas de acidose. 

A estimativa do PH urinário pode ajudar ainda a monitorar administração de algumas medicações, como de metenamina, ativas apenas em certos níveis de PH.

Fonte: Procedimentos de enfermagem; Reichman

Comentários