7 coisas que podem acontecer quando você toma um medicamento



Sinonímia e Definição
Também chamadas de dermatites medicamentosas ou farmacodermias, as erupções por drogas são respostas nocivas ou indesejáveis que ocorrem devido ao uso de drogas na profilaxia, diagnóstico ou tratamento das doenças, qualquer que seja a via de administração.

Etiopatogenia
Os efeitos inesperados ou indesejáveis de uma droga podem ser determinados por uma variedade de mecanismos.
Dose excessiva: Trata-se da exacerbação ou exagero da ação farmacológica de uma droga. É determinada não só  pela ingestão excessiva, mas também por diferentes tipos de absorção ou rejeição de cada organismo,falência de órgão onde as drogas são metabolizadas ou interação com outros medicamentos.

Acumulo
Efeito acumulativo de uma droga após sua administração prolongada (exemplo, a xerose e perda de cabelos com administração prolongada de vitamina A).


Efeito colateral Trata se de efeitos não desejáveis porem esperados da ação farmacológica das drogas,mesmo em doses normais, como o uso dos citostáticos levando a alopecia.

Intolerância
È a sensibilidade exagerada do indivíduo a determinada drogas, mesmo em pequenas doses, sem que haja qualquer mecanismo imunológico envolvido.


Idiossincrasia
È a reação adversa ao uso de determinadas drogas por algum defeito enzimático genético.
Determinados indivíduos apresentam icterícia pelo uso de antimaláricos (drogas oxidantes) pelo fato de que geneticamente nestes indivíduos existe ausência de b-fosfato-desidrogenase, que é essencial para integridade dos eritrócitos e que por isso são destruídos pela ação das drogas oxidantes.

Desequilíbrio Ecológico
A redução da flora de uma espécie de micro-organismos pode resultar no crescimento de outros (monilíase bucal ou ano genital pós- antibioticoterapia de amplo espectro).

Exacerbação de doença latente ou existente
São exemplos de exacerbação de dermatite herpetiforme pelo iodeto de potássio ou a indução do lúpus eritematoso por uma serie de drogas (procainamida, hidralazida e outras).


Reação de Jarish-Herxheimer
Exacerbação de lesões preexistente pela destruição de grande quantidade de micro-organismos com tratamento efetivo (pacientes com sífilis secundárias tratados com penicilina).


Fonte: Manual de dermatologia ; autor: Luiz Carlos Cucè  e Cyro Festa Neto

Comentários